No dia 27 de julho, às 18 horas, o Teólogo e Professor, Leonardo Boff, participou da Mesa Redonda: Cuidado e Saúde
Boff, iniciou falando que o tema do Cuidado tem uma alta ancestralidade. Desde o tempo dos Romanos até a atualidade o cuidado é algo anterior ao próprio cuidado.
O ser humano é cuidado senão não poderia ter mantido a sua existência, e desde então visa sempre melhorar as suas potencialidades.
No livro "O cuidado necessário", ele aborda profundamente o tema.
Filosoficamente o cuidado e a ética natural de enfermeiros e médicos no exercício de sua atividade na perspectiva da cura do corpo mente e espirito
O cuidado sempre surgia em tempos de crise ex: na guerra da Criméia a enfermeira Florence aplicando na enfermagem o cuidado reduziu a taxa de mortalidade, surgindo daí a escola de enfermagem.
Em 1972 foi feito o primeiro diagnostico da terra surgindo um documento o cuidado da terra.
Continuando, o teólogo, explica que em 2000 surge a carta da terra, onde o cuidado é a palavra chave para a manutenção da vida na terra.
Boff, teoriza sobre o tipo de civilização ideal eco amigável com menos competição e mais cooperação com sustentabilidade.
Segundo o teólogo, a ONU definiu o desenvolvimento sustentável como aberta a gerações futuras. A terra nao produz só seres humanos mais uma enorme variedade de vidas.
O histórico dos últimos 200 anos é a tradução de um mundo estruturado no poder da dominação, onde a acumulação e enriquecimento devasta os eco sistemas que produz injustiça social e ecológica.
Essa civilização nas suas contradições produziu tudo isso, surgindo a necessidade de preservação do planeta. Nesse momento o planeta Terra está enfermo e suplicando por ajuda, se não fizermos nada seremos expelido dela como uma célula cancerígena.
Todos devem ser eco amigáveis, baseando-se em dois pilares: cuidado e sustentabilidade.
Se a humanidade decidir sobreviver deve ter cuidado.
O cuidado-prevenção e precaução nascem de nossa missão de cuidadores de todo o ser. Somos seres éticos e responsáveis, quer dizer, nos damos conta das consequências benéficas ou maléficas de nossos atos, atitudes e comportamentos.
Conclui-se que o cuidado está ligado a questões vitais que podem significar a destruição de nosso futuro ou a manutenção de nossa vida sobre esse pequeno e belo planeta. Só vivendo radicalmente o cuidado garantiremos a sustentabilidade necessária à nossa Casa Comum e à nossa vida.
0 comentários:
Postar um comentário