O prefeito Eduardo Paes entregou aos moradores de Bangú e Padre Miguel, nesta segunda-feira, dia 28, a Clínica da Família Fiorello Raymundo, construída em parte do terreno do antigo prédio abandonado do INSS, implodido em 2009 pela Prefeitura do Rio. Na mesma área da nova unidade de saúde, que é a 31ª da cidade e a 19ª da Zona Oeste, a Prefeitura está construindo uma Praça do Conhecimento e um Espaço de Desenvolvimento Infantil.
Com a abertura da unidade de Padre Miguel, já são mais de 1,3 milhão de cariocas beneficiados pelo Programa de Saúde da Família, elevando o índice de 3,5% (início de 2009) a mais de 20% da população. As obras da clínica da família foram realizadas pela Riourbe, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Obras, em um investimento de R$ 2,5 milhões.
Ao lado do Secretário Municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, Paes falou da importância desta clínica para aquela região:
- Essa é uma clínica da família muito especial. Isso aqui era um espaço totalmente degradado, com muito lixo, entulho e criminalidade. A construção da nova unidade de saúde, junto com a Praça do Conhecimento e do Espaço de Desenvolvimento Infantil, representa uma enorme revitalização urbana e uma transformação na vida das pessoas. A nova praça vai oferecer biblioteca para as crianças, que vão ainda poder navegar na internet, fazer pesquisas, participar de oficinas e atividades interativas. E a clínica vem pra somar. É um local de prevenção de doenças, em que os moradores terão atendimento personalizado, com uma equipe médica que vai cuidar da saúde de cada um - explicou.
O local contará com dez consultórios, ultrassonografia, raios-x, observação clínica com três leitos e salas de procedimentos, curativos, imunização, coleta, saúde bucal e farmácia. A unidade fica na Rua do Açafrão, s/nº (esquina com Rua Porto Nacional) e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h.
Fotos: J.P. Engelbrecht
0 comentários:
Postar um comentário