OTICS JARDIM AMÉRICA

Praça do Soldado Cheib, s/nº Jardim América, RJ
Tel: (21) 3452-7786 / (21) 3452-7085

GRUPO DE TABAGISMO DO CMS NAGIB JORGE FARAH

Profissionais envolvidos no processo: Carlos Augusto (farmacêutico), Conceição (médica) e Raquel (enfermeira). Residentes HESFA/UFRJ: Aline (dentista) e Luizângela (farmacêutica).
Número de participantes (usuários): 20 pessoas.
Neste quarto encontro foi apresentado um vídeo pelo farmacêutico chamado: Eii você ai. Onde o vídeo mostra depoimentos de motivação, superação e perseverança.
O farmacêutico fala da importância do apoio das pessoas mais próximas.
Questiona também a todos como foi à semana na tentativa de parar de fumar.
Momentos de reflexões e interação do grupo
Relatos dos usuários:
- Estou fumando menos! Eram 2 maços ao dia...
- Ainda não consegui!  A mão sempre treme. Mas, diminui. Chupo uma bala...
- Eu fumava, parei! Ainda tenho vontade. Fumava 2 maços por dia.
- Diminui para 1 maço por dia. Agora, parei! Não estou sofrendo tanto, mas faz falta. De qualquer forma estou sofrendo, então resolvi parar.
- Acordei, fui às 10:00 horas da manhã para o hospital sem fumar. Cheguei à tarde foi a hora em que fumei, então consegui reduzir.
- Eu parei de fumar de uma vez. Não senti falta, fui sentir um pouco sábado passado, mas estou sem fumar até agora.
- Fico com coceira, no local onde coloco o adesivo, mas depois passa.
- Eu fumava de 4 a 6 vezes por dia. Parei! Fumava cachimbo.
- Parei. Mas, me aborreci e voltei a fumar, minha cabeça começou a doer, meu coração disparou. Então, fiquei parada um tempo para meu corpo voltar ao normal. Agora, parei de vez. Já, consigo caminhar melhor, subir as escadas do meu trabalho sem sentir cansaço. Tudo estar melhor!
- Eu fumo e me sinto bem! Ainda tenho disposição.
- Fumo 15 cigarros e minha esposa reduziu para 4 cigarros por dia, não passei de 15, mas continuo fumando. Agora, minha esposa ficou mais estressada comigo por reduzir a quantidade de cigarros no seu dia. Minha esposa relata que é difícil  resistir ao primeiro cigarro da manhã.

Esclarecimentos do farmacêutico Carlos as dúvidas dos usuários.
É esperado que o adesivo viesse provocar algum incomodo e coceira, normalmente é passageiro, é algo estranho fixado ao corpo e a reação inicial é de incomodo mesmo. Caso persista procure os profissionais de referencia do grupo e do CMS para abordagem do problema.
Muitos gostam de fumar, pelo prazer que a nicotina do cigarro provoca em seu organismo. Para muitos que decidem parar de fumar é por que os benefícios de se parar de fumar (social, familiar, saúde, amigos e outras motivos)  superam todo sensação de prazer e bem estar que o cigarro proporciona, porém a decisão de parar de fumar requer superação e enfrentamento de todos os tipos de dependência que o cigarro causa.
Foi perguntado aos usuários porque querem parar de fumar.
- Pois, o cheiro que fica no nosso corpo é ruim as pessoas próximas reclamam.
- Só de diminuir o cigarro a minha tosse diminuiu também.
- A questão da saúde também. Agora, até meu filho me vigia, falando que estou no grupo de incentivo para parar de fumar.
Sugestões feitas pela residente Luizângela.
Sugestão de leitura do livro 2 do INCA (Instituto Nacional de Câncer) sempre que for necessário onde existem exercícios de relaxamento muscular, diminuição da fissura por cigarros e relaxamento mental.
Incentivo a pensamentos construtivos, positivos e não negativos. Pois, para parar de fumar temos que acreditar que podemos controlar nossos pensamentos para alcançarmos nossos objetivos.
Leitura
Feita leitura pelo farmacêutico Carlos e usuários do livro número 3 do INCA (Como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar).
Encerramento
Fechamento com reflexões positivas de incentivo ao grupo pela enfermeira Raquel e agendamento para a próxima semana de encontro onde também teremos um momento para aumentar a interação do grupo com um Chá da tarde.

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários: