OTICS JARDIM AMÉRICA

Praça do Soldado Cheib, s/nº Jardim América, RJ
Tel: (21) 3452-7786 / (21) 3452-7085

Grupo sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis(DST).

Nesta manhã, a equipe Arinos do Centro Municipal de Saúde Nagib Jorge Farah, realizou um palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis(DST's) com os usuários da unidade. Neste encontro foram demonstrados as doenças mais comuns entre homens e mulheres, as formas de contágio, cuidados para a prevenção e  realizados exames rápidos de HIV/Sífilis nos participantes.
As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa que esteja infectada, e geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. As mais conhecidas são gonorreia e sífilis.
Algumas DST podem não apresentar sintomas, tanto no homem quanto na mulher. E isso requer que, se fizerem sexo sem camisinha, procurem o serviço de saúde para consultas com um profissional de saúde periodicamente. Essas doenças quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves, como infertilidades, câncer e até a morte.
Usar preservativos em todas as relações sexuais (oral, anal e vaginal)  é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão das DST, em especial do vírus da aids, o HIV. Outra forma de infecção pode ocorrer pela transfusão de sangue contaminado ou pelo compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis. A aids e a sífilis também podem ser transmitidas da mãe infectada, sem tratamento, para o bebê durante a gravidez, o parto. E, no caso da aids, também na amamentação.
O tratamento das DST melhora a qualidade de vida do paciente e interrompe a cadeia de transmissão dessas doenças. O atendimento e ao tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

Estavam presentes, os profissionais da equipe: o médico Isael Quesada; a enfermeira, Patrícia Mendes; a técnica em enfermagem, Fernanda Valentim; a técnica em saúde bucal, Maria de Lourdes e os agentes comunitários de saúde, Nei José, Verônica Pessoa, Rosane Alves e Cláudia Lima.




# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários: