OTICS JARDIM AMÉRICA

Praça do Soldado Cheib, s/nº Jardim América, RJ
Tel: (21) 3452-7786 / (21) 3452-7085

Grupo de tabagismo realiza café da manhã

Realizado às 09:00 da manhã desta sexta –feira pelos  profissionais Carlos Augusto (farmacêutico), Luizângela (residente UFRJ) e Raquel (enfermeira).
Compareceram 16 usuários, onde destes 9 não estão fumando e 7 ainda fumam, mas com uma certa redução depois que começaram no grupo.
Relatos de alguns dos usuários
- Paro e volto, já tive 3 recaídas. Na minha casa minha irmã e minha mãe fumam...
- Devido as minhas tarefas pela manhã acabo esquecendo de colocar o adesivo, acabo fumando e quando sento o cheiro do cigarro no meu corpo acabo se arrependendo...Mas procuro fazer as técnicas de relaxamento do livro número 2 do INCA.
- Não quero tomar calmantes, pois perdi meu filho de 28. Acho que por isso não consigo parar de fumar. Se eu começar a fazer alguma atividade física ou em grupo que ocupe meu tempo pode ser que melhore esta angustia, procuro fazer palavra cruzada.
- Eu consigo dormir com adesivo não fico com insônia. Não parei, mas diminui bem fumava 20 cigarros por dia agora fumo 4 cigarros por dia.
Dinâmica com os usuários
Foi proposto que todos escrevessem um problema em um pedaço de papel fornecido para todos os usuários, que refletissem por uns 5 minutos.
Logo após, foram recolhidos os papéis e depois foram trocados entre seus companheiros. A proposta era que eles recebessem o relato do problema do papel como se fossem deles e que fizessem uma sugestão para resolubilidade do problema.



Relatos de sugestões para resolver o problema
- Sobre questão financeira. Resposta: Já passei por isto, comecei a fazer salgadinhos para vender, pois meu marido ganhava mal. Ai melhorou muito a minha vida. Só vim a parar mesmo depois de anos por causa da minha saúde.
- Sobre problema familiar. Resposta: Procurei expor, vou procurar colocar a carta na mesa pra acertar, discutir o assunto.
- Sobre estresse. Resposta: Por mais que a família traga problema é a nossa melhor instituição.
- Sobre saudade. Resposta: O bom é não deixar o problema chegar,  ligo meu rádio e escuto um pagode dançando, a dança  melhora tudo...

Reflexão do usuário
“O forte não é o que não cai, mas aquele que consegue levantar”

Leitura
Leitura do Manual do Participante sessão 4 (Benefícios obtidos após parar de fumar). Leitura feita por um usuário.

Momento de convivência
Mesa com chá de erva-mate, erva-doce e outros alimentos como bolo, biscoitos e pães, para fomentar as práticas de convivência com o objetivo de aumentar a segurança dos usuários.






# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários: